segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Eco-cooperação: a sustentabilidade em rede

Se nos anos de 1990 ganhou força a noção de “qualidade por toda a empresa”, mais forte é a atual convicção de que sustentabilidade é questão para toda a empresa.

Comentário Akatu: As empresas e seus stakeholders passaram a reconhecer que é preciso criar formas de produzir, que sejam sustentáveis. A inovação é o caminho para a permanência das corporações nesta nova sociedade e, ao mesmo tempo, a solução para seguirem competitivas no mercado. Cada vez mais, os consumidores conscientes de seu poder de escolha têm se mostrado os agentes capazes de transformarem empresas e negócios, exigindo posturas que tornem viável um futuro sustentável para toda a sociedade.

A corresponsabilidade dos diversos Estados, empresas, terceiro setor e cidadãos acentua-se na análise das causas dos problemas ambientais. Na outra ponta, a da solução desses problemas, a cooperação é que tece a rede na qual coordenam-se as operações simultâneas e os esforços paralelos individuais e coletivos. Cooperar é o meio de se fortalecer compartilhando competências, infraestrutura, experiência de mercado, dividindo custos e somando esforços. Por isso, o mundo hoje não é mais um conjunto de grandes fábricas isoladas, mas uma rede de pequenas, médias e grandes empresas, cooperativas locais e corporações transnacionais atuando coligadamente entre si, em arranjos diversos, dos clusters regionais às organizações virtuais, com harmonias ou dissonâncias.

Das pequenas às grandes inovações, a busca da sustentabilidade impõe-se nos diversos planos: processos produtivos mais limpos e econômicos do ponto de vista dos recursos naturais; produtos igualmente inovadores em termos de novas funções e menor impacto ambiental;  novas matérias primas para produtos já conhecidos; serviços mais intensos em conhecimento para a gestão ambiental; políticas internas de administração que envolvam educação, tecnologia e redução de gastos relacionados à matéria prima, processos de produção e formas de organização do trabalho.

Portanto, a sustentabilidade não pode ser entendida (apenas) como um departamento da empresa, nem como uma dimensão da corporação. O adjetivo sustentável apenas faz sentido quando vinculado à empresa como um todo. A empresa sustentável é aquela na qual o foco das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, da política de recursos humanos, do trabalho produtivo, das estratégias de marketing e mesmo do departamento financeiro encontram-se no horizonte da sustentabilidade.
[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário