O Cariri

Informações gerais
 
     O Cariri cearense costuma ser visto como um tipo de oásis no Sertão, tanto do ponto de vista ecológico quanto climático e hidrográfico. Mas também por critérios culturais ele geralmente é classificado como uma região especial, diferente do ambiente cultural sertanejo.
    O Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3km² correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha , Brejo Santo, Crato , Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri. 
    O Cariri detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região tem agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar como aguardente, açúcar e rapadura; agroindústrias algodoeiras e produtos derivados do couro.
    O pólo apresenta áreas de irrigação com produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), olerícolas e grãos. Há também atividades de metalurgia, ourivesaria, agropecuária orgânica, avicultura e ovinocaprinocultura.
    Juazeiro do Norte, principal cidade da região é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de pessoas todos os anos. É uma das mais importantes do estado em termos econômicos e culturais, juntamente com Sobral e Crato. Ela é o terceiro maior polo calçadista do Brasil, exportando seus calçados para Europa, Ásia e América.  A cidade localiza-se no sul do Estado, a 565 km da capital Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 350 metros. A população do município é estimada em 242.139 habitantes.

Infra-Estrutura
 
     Em Juazeiro do Norte o aeroporto regional (futuramente internacional) com vôos diários (das empresas GOL, Avianca e Azul) para várias capitais brasileiras como Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo, Brasilia, Rio de Janeiro entre outras, para o ano de 2011 ainda entrarão em operação as empresas Passaredo e Tam. A infra-estrutura de transporte coletivo e de carga liga várias cidades com estradas asfaltadas, boa diversidade de agências bancárias, rede telefônica em processo de expansão, emissoras de rádio e Tv's, vasta rede de hospitais e diversidade de opções de moradias com alta qualidade. A rede hoteleira está entre as maiores e melhores da região. A cidade de Juazeiro do norte conta também com Shoppings Centers localizados no bairro triângulo (ligação Juazeiro, Crato e Barbalha). 
     A cidade de Juazeiro do Norte assim como a região do Cariri passa por uma profunda transformação em sua economia, principalmente alavancado pela construção civil e pelos investimentos dos setores públicos e privados. 
    Ultimamente vem se tornando também um pólo na educação contando hoje com uma diversidade de cursos superiores, faculdades e universidades tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino.

Características Geográficas - Juazeiro do Norte

Área                                                               248,558 km²
População                                                   242.139 hab. IBGE/2007
Densidade                                                   968,1 hab./km²
Altitude                                                        350 metros
Clima                                                            semi-árido


     O clima da região é bastante agradável durante maior parte do ano (quente durante o dia e ameno a noite).

História

      Juazeiro do Norte, a maior cidade da região era inicialmente um distrito da cidade vizinha chamada Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero foi responsável então pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no mundo graças ao padre.

 fonte: http://www.cariri.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=46

REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NO SUL DO CEARÁ



ARTESANATO CARIRIENSE 




CULTURA POPULAR


  CHAPADA DO ARARIPE







  ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE

 



MONUMENTO LUZEIRO DO SERTÃO EM JUAZEIRO DO NORTE




 


  JUAZEIRO DO NORTE




  CRATO



BARBALHA