Publicado em: Blog SIFE Brasil ( Abril de 2009)
Uma vez me perguntaram “por que tenho que estar envolvido com um time SIFE ao invés de estar fazendo alguma outra atividade de extensão no meu campus?”
Uma vez me perguntaram “por que tenho que estar envolvido com um time SIFE ao invés de estar fazendo alguma outra atividade de extensão no meu campus?”
Pedi 5 segundos para pensar e respondi que a SIFE consegue ser ao mesmo tempo um programa extensão universitária, um programa de network, um programa de recrutamento, um programa de desenvolvimento de carreiras e,até mesmo, um programa social onde o conhecimento e o trabalho são a mola para o desenvolvimento das comunidades.
O aluno SIFE tem que encontrar uma oportunidade de projeto, tem que encontrar uma demanda ou problema social e dá-lo uma solução empresarial. O mercado – the real world – quer profissionais que não esperem algo “cair no seu colo”; o mercado quer profissionais que busquem as oportunidades e façam que elas aconteçam, profissionais motivados a sempre querer mais e nunca pensar em estar acomodado. Vejam o exemplo que a aluna do time SIFE CESUPA, Jéssica Maia, nos relata neste boletim.
Continuei afirmando que um dos pilares da SIFE é a ética nos negócios e sustentabilidade ambiental. Hoje em dia como nunca se tem vivenciado tanto a necessidade por profissionais éticos e comprometidos com questões sócio-ambientais.Neste Boletim o Professor Estender e a Professora Corina do time SIFE UniPalmares explicam a abrangência deste conceito e como o time SIFE UniPalmares irá trabalhá-lo.
“E o que ganham as universidades?” Me perguntou. Poucas organizações estudantis do campus conseguem tirar seus alunos de dentro dos “murros de mármore” para trabalhar em prol de demandas e carências da sociedade. A SIFE é um programa de extensão ímpar que fomenta seus estudantes a buscarem a partir de ferramentas e conceitos empresariais problemas sociais, e saná-los. A SIFE acredita que quando o ensino parte somente pela aula expositiva o aluno não aprenderá ou talvez lembrará dos conceitos. A SIFE acredita que quando o aluno é envolvido e na prática ver a aplicação do conceito o aluno aprenderá muito mais.
Todo esse diferencial que a SIFE proporciona não seria completo se não houvesse empresas que apoiassem e incentivassem a disseminação dessa cultura empreendedora. As empresas que investem na SIFE Brasil hoje comoKPMG, HSBC, CERTBEEF, WAL MART, RICH PRODUCTS e KRAFT e, recentemente renovado o comprometimento da CARGILL, querem tomar conhecimento desse poder do estudante SIFE. Muito mais do que tomar conhecimento. Essas empresas querem contratar esses estudantes e ver o seu impacto nas comunidades. Empresas como essas, diferenciadas em seus seguimentos querem profissionais ímpares, que agreguem, profissionais que amem desafios e alavanquem suas empresas.
A SIFE desafia constantemente seus estudantes. Os desafia a crescer como pessoas e profissionais pautados em pilares corporativos sólidos onde a competição não é algo “predatório”, e sim, é um objetivo para manter a dinâmica do mercado. Os times SIFE competem entre si, numa competição positiva para a comunidade corporativa avaliar quais times SIFE obtiveram maiores impactos no desenvolvimento dos seus projetos.
A SIFE, portanto, é uma união de interesses positivos. Em linhas gerais os estudantes querem crescer profissionalmente, as empresas querem contratar esses profissionais diferenciados e as IES querem ter programas de extensão inovadores e empreenderoes. No mais onde você consegue ver a concretização desse encontro de interesses?
No Campeonato SIFE Brasil 2009… E este é o tema do próximo boletim. Preparem-se…
No Campeonato SIFE Brasil 2009… E este é o tema do próximo boletim. Preparem-se…
Thiago Mascarenhas - Diretor Executivo da SIFE Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário