sábado, 13 de março de 2010

7 Princípios para a Ética nos Negócios

Ética
05/09/2006 - por Luiz de Paiva 

O site About.com traz um bom artigo sobre a ética nos negócios. O artigo está voltado para as pequenas e médias empresas, mas os conceitos são completamente aplicáveis em outras situações. Pense nos pontos seguintes em termos de pequenas empresas, grandes corporações, carreira profissional e vida pessoal.

Se você é um intrapreneur, certamente pode aplicar estes princípios, mesmo que não seja dono de uma empresa.

7 Princípios para a Ética nos Negócios

1. Inspire confiança: Os clientes querem fazer negócios com empresas nas quais podem confiar. Quando a confiança está na cultura de uma companhia, é uma garantia de seu caráter, habilidades, forças e honestidade.

2. Mantenha uma mente aberta: Para a melhoria contínua de uma companhia, seu líder deve estar aberto a novas idéias. Ele deve sempre pedir a opinião e as idéias de seus clientes e de sua equipe para que a organização continue crescendo.

3. Cumpra com suas obrigações: Independente das circunstâncias, faça tudo em seu alcance para ganhar a confiança de seus clientes, especialmente se houve algum problema em um projeto ou negociação anterior. Recupere-se de negócios perdidos honrando todos os seus compromissos e obrigações.

4. Tenha documentos claros: Avalie novamente todo o material da empresa, incluindo publicidade, folhetos e outros documentos externos de negócios, garantido que sejam claros, precisos e profissionais. Mais importante ainda, garanta que eles não levem a más interpretações.

5. Envolva-se com sua comunidade: Mantenha-se envolvido com assuntos e atividades relacionados a sua comunidade, mostrando que seu negócio contribui responsavelmente com a comunidade.

6. Tenha um bom controle contábil: Tenha um controle prático da contabilidade e dos registros da empresa, não somente como um meio de conhecer melhor o progresso de sua companhia, mas também como recurso para prever e evitar atividades “questionáveis”.

7. Seja respeitoso: Trate os outros com todo o respeito que merecem. Independente das diferenças, posições, títulos, idade ou outros tipos de distinções, sempre tenha uma postura profissional respeitosa e cordial.


Fonte: http://ogerente.com/congestionado/2006/09/05/7-principios-para-a-etica-nos-negocios/
(Acessado em 11/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário