quarta-feira, 10 de junho de 2009

CAMPANHA SIFE UFC CARIRI - EMPREENDER FAZ BEM



TIME SIFE UFC CARIRI ADVERTE: “Empreender faz bem. Todos podem ser empreendedores. Pensar e agir fora do seu quadrado são fatores de sobrevivência no mundo profissional”.

Ser apenas mais um no mercado de trabalho? Certamente, esta não é a expectativa de um universitário que, muitas vezes, investe anos de sua vida em uma formação acadêmica. No dia-a-dia da profissão, não apenas o tempo despendido em horas de retroprojeção, pincel, quadro e toneladas de material apostilado constrói resultados. Tanto quanto a capacitação profissional, este jovem precisa aprender a desenvolver suas iniciativas empreendedoras, ferramentas capazes de driblar os desafios do tão concorrido mercado.
O mundo dos negócios está mudando e a formação profissional precisa acompanhar estes avanços. "O padrão de trabalho apoiado no emprego se esgotou. Até porque o processo de industrialização assumiu novos padrões. No entanto, muitas universidades ainda formam pessoas para esta realidade de emprego, que não existe mais", afirma o professor de MBA da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela. "Por isso, as aulas, sejam técnicas ou não, devem estabelecer conexões múltiplas com o sistema atual."

Esta prática se restringe aos cursos de Administração de Empresas e Engenharias? NÃO!!! Antenados a essas mudanças e à necessidade de incentivar e semear o empreendedorismo, os professores e as instituições de Ensino Superior podem unir forças para levar estes conceitos para as salas de aulas. Diferente do que o censo comum prega, esta prática não se restringe aos cursos de Administração de Empresas e Engenharias. A ação deve percorrer os quatro cantos de um campus e passar por todas as áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Sociais, Agrárias, Saúde, Exatas, Biológicas, Engenharias e Letras e Artes.

PROGRAMAS COMO “O APRENDIZ” E JOGOS COMO O “DESAFIO SEBRAE” DEMONSTRAM A INTERDISCIPLINARIDADE DO EMPREENDEDORISMO, A GRANDE DIVERSIDADE DE CURSOS ENVOLVIDOS.

Esta capacitação empreendedora está diretamente relacionada à formação dos futuros donos de negócios. Certo? Não somente! O espírito empreendedor, segundo Dolabela, é uma característica exigida em todos os segmentos profissionais e, também, em qualquer cargo. "Sair da universidade sem ter capacidade de dar este impulso é o mesmo do que sair do Ensino Médio sem saber ler", assegura. O professor destaca ainda que o empreendedorismo é algo inerente ao ser humano, basta estimulá-lo.


SENDO ASSIM!!! O QUE ESTÁ ESPERANDO? INOVE!!! DESENVOLVA TAIS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORME SUAS IDÉIAS EM OPORTUNIDADES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário