Este projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico dos produtores de Barbalha, através da articulação destes setores em torno dos princípios da Economia Solidária, em especial a autogestão, a cooperação e a auto-sustentabilidade, fomentando as trocas justas e solidárias.
Decorridos 20 dias tivemos uma nova reunião com representantes do Banco do Brasil, Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cultura e Agricultura, também estavam presentes: EMBRAPA, EMATERCE e associações de artesãos, dentre elas: Coité, Macaúba, Betânia, Correntin, Barro Branco, Lagoa, Estrela e Arajara.
Nesse 2° encontro discutimos ações que deveriam ser feitas para dar inicio ao DRS e também realizar um primeiro contato com as associações por meio de um mapeamento executado pelo Paulo Sérgio da EMATERCE. Neste mapeamento foram recolhidas informações acerca o cadastro dos mesmos nas associações e cooperativas e também sobre o tipo de produtos comercializados.
Na 3° reunião, na qual os novos membros da SIFE UFC Cariri já participaram, juntamente aos nossos conselheiros (Professor Dreno e Professora Waleska), foram divulgados os resultados do mapeamento e discutidas as necessidades dos mesmos, para dessa forma darmos inicio às ações.
Na 4° e última reunião realizada dia 31/03/09 (terça-feira), reuniram-se representantes dos órgãos já mencionados e ficou definido um primeiro passo que será a realização de um evento de sensibilização dos artesãos sobre DRS, Centro de Artesanato e Federação dos Artesãos. Será feito no auditório da UFC em Barbalha no dia 25/04/09 (sábado).
ORGÃOS ENVOLVIDOS:
Banco do Brasil
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Cultura
Secretaria de Agricultura
SIFE UFC Cariri
SINE/IDT
EMBRAPA
EMATERCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário